A fórmula definitiva para aumentar as vendas

Diariamente empresários de todo o mundo usam parte de seu tempo pensando em como aumentar as vendas.

Você se identifica com está afirmação?

Se a sua resposta for sim, continue a leitura, e veja como aumentar as suas vendas.

Não quero ser repetitivo, mas aumentar as vendas é fundamental para o crescimento da empresa.

Guarde isso: a porta de entrada da riqueza é o departamento de vendas e é por ali é que o dinheiro entra.

Então como podemos aumentar as vendas?

Outro dia desses estava conversando com amigos empresários sobre como aumentar as vendas.

Neste bate papo, várias opções foram apontadas por eles como:

  • Baixar preços;
  • Ter mais variedade;
  • Fazer promoções;
  • Dar descontos;
  • Contratar mais vendedores e outras mais.

Na minha opinião, acredito que para aumentar as vendas além de ter bons produtos e serviços, é necessário um excelente atendimento, uma política comercial adequada e uma coisa que poucas pessoas falam, que é geração de mais oportunidades de negócios.

Você se lembra que eu disse que logo veria como aumentar as suas vendas? Então segue o que você deve fazer para aumentar as suas vendas.

A geração de oportunidades é o ponto principal para que se possa aumentar as vendas cada vez mais.

Quanto mais oportunidades criadas, mais chances de aumentar as vendas.

Vamos entender um pouco sobre a conversão de vendas.

Para concretizar uma venda é necessário que de um lado haja alguém com necessidades para serem atendidas e, de outro, quem tenha o produto que atende a isso.

Essa pessoa que tem necessidades, ou consumidor, também precisa estar qualificada para realizar a compra, pois de nada adianta a pessoa ter a necessidade, mas não ter o perfil adequado.

Por exemplo, vamos supor que, historicamente, de todas as propostas ou pedidos que eu gero, consiga fechar 50%. Então concluímos que de todas os atendimentos que realizo, metade é qualificado e vira venda.

Muitas vezes a nossa empresa é procurada por pessoas que têm necessidades e expectativas. Elas vêm por diversos canais, tipo, propagandas, Inbound Marketing, buscas na internet, indicação e outros.

O fato de termos quem nos procure não é sinal de venda fechada, pois podem aparecer vários interessados que não são qualificados e despendemos tempo para, no final, não fechar a venda.

Então vamos elaborar a nossa fórmula:

Fechamento da Venda

=

necessidade

+

qualificação

+

produtos/serviços adequados

Suponhamos que temos a solução, isto é, produtos/serviços adequados. O que precisamos então é encontrar quem precisa de algo e que esteja qualificado para comprar.

Não dá para fazer propaganda e especificar que tipo exato de cliente você quer. Também nem sempre anunciar o preço é suficiente para encontrar o público qualificado.

O que é possível é identificar qual o perfil ideal de cliente que se busca e ir atrás dele.

Levando em consideração aquela taxa de conversão que usamos como exemplo, posso dizer que se eu fecho 50% das propostas que elaboro e eu preciso de 100 vendas mensais, então eu preciso criar 200 oportunidades por mês para conseguir atingir a meta.

Meta, este é outro ponto imprescindível para se crescer.

Sem estipular metas e trabalhar para alcançá-las, não se cresce.

Muito bem, agora vamos fechar esta conta e a nossa formula agora vai ficar mais completa

Fechamento da Venda

=

necessidade

+

qualificação

+

produtos/serviços adequados
Oportunidades

Então concluímos que um ponto importantíssimo para poder ter aumento das vendas é a geração de oportunidades.

Sempre acreditei que a melhor forma de se gerar oportunidades é fazer prospecção.

A palavra prospecção significa: conjunto de técnicas relativas à pesquisa, localização precisa e estudo preliminar de uma jazida mineral ou petrolífera”.

Vamos comparar os potenciais clientes como minas de ouro que estão encobertas em algum lugar e o nosso trabalho é acha-las.

A prospecção então passa a ser uma das atividades cruciais na geração de oportunidades.

Quanto mais prospectamos, mais oportunidades geramos, quanto mais oportunidades geradas mais vendas teremos e mais a nossa empresa cresce.

Empresário pense nisso, verifique se você está prospectando clientes ou está à mercê da sorte, esperando parado para que a oportunidade “caia do céu”.

Comece hoje mesmo a definir metas, desenhe o perfil ideal do seu cliente, procure como se estivesse buscando uma mina de ouro, localize-o e vá oferecer o seu produto/serviço e aumente as suas vendas.

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