A Sinergia de Sucesso entre Marketing e TI

Sucesso entre Marketing e TI

É certo que o foco principal de um plano de Marketing é o alcance ao maior número de pessoas que estão buscando seus serviços e/ou os produtos do seu negócio. Partindo deste pressuposto, uma relação de sucesso entre Marketing e TI está cada vez mais expressiva nas agências de publicidade atualmente.

O que garante este fato, é a suplementação das necessidades do outro, se aproximando ainda mais do objetivo de alcançar e expandir a visão dos indivíduos que tendem a tornar-se futuros clientes.

Especificando o primeiro tópico dessa estratégia de investir em uma TI de qualidade para sua agência, vamos observar a evolução de cada setor:

A Evolução do Marketing

Na população brasileira, mais da metade das pessoas têm acesso à internet e 43% dos usuários a usam para pesquisas de compra.

Com isso, iniciou-se uma estratégia focada diretamente na utilização da internet: o marketing digital.

O marketing 4.0 é o marketing das emoções humanas, de mudanças sociais, de textos bem elaborados, que toquem o coração, a razão e a consciência do consumidor.

Embora a diferença entre o marketing 3.0 e o marketing 4.0 seja pequena, existe uma forma de distingui-los.

O foco do marketing 4.0 é 100% na internet e na criação de conteúdo com objetivo de atrair clientes com conteúdos relevantes e de forma segmentada.

Sendo assim, vale dizer que o Marketing 4.0 está diretamente relacionada à estratégia de como o conteúdo e a informação irá atingir as pessoas.

A Evolução da Informática

Nos anos 90, a internet surgiu como um tornado, e mudou totalmente o rumo da programação. As linguagem PHP e Javascript foram criadas nesta época, ambas relacionadas com a internet.

  • JavaScript: Bastante relevante em relação à experiência do usuário, já que essa linguagem permite criar WebSites muito mais leves e rápidos.
  • PHP: Muito importante para o desenvolvimento de aplicativos para WEB, esta linguagem esta cada vez mais tomando conta dos Web sites. Por ser interpretado no Server Side, a linguagem PHP permite realizar requisições que funcionam junto à banco de dados, possibilitando a criação de um sistema bem mais complexo.

A programação passou por um grande processo, porem bastante rápido. Estas linguagens estão ficando cada vez mais fáceis de interpretar e escrever.

Um exemplo de aplicação web que ganhou espaço na parte de desenvolvimento das empresas, é a plataforma WordPress. Desenvolvida a maior parte em PHP, essa plataforma é ágil para criação de sites e landing pages.

Relação de Sucesso

Com base nesses dados, é possível enxergar que houve uma complementação durante a evolução tanto do marketing quanto da informática.

Vendo que surgiram novas tecnologias para desenvolvimento web e um maior foco da população na Internet, ambas as áreas começaram a se fundir, onde cada uma contribuía para um bem maior de satisfazer o cliente e o fornecedor.

O conceito de Big Data, que consiste em um grupo de dados coletados baseado nas pesquisas e interesses da maioria do público-alvo, é amplamente utilizado nas estratégias de Outbound Marketing.

Publicamos anteriormente um artigo explicando a diferença entre Inbound e Outbound Marketing, clique aqui e confira.

Integração Acadêmica

Baseado nisso, as próprias instituições que oferecem cursos superiores em ambas as áreas, como por exemplo: Publicidade e Propaganda, Marketing, Análise de Sistemas e Ciência da Computação.

Esses cursos estão incluindo em suas grades matérias onde há uma intersecção de assuntos relacionados tanto ao impacto no consumidor, quanto na tecnologia de desenvolvimento de um software.

Foi visto que a evolução da Internet possibilitou uma conexão mais visceral entre o Marketing e a Informática, onde o desfruto da tecnologia de Big Data viabilizou um conhecimento mais íntimo sobre o consumidor.

Desse modo, houve uma inclusão até nas formações acadêmicas nas duas áreas, podemos concluir que um dos principais passos para garantir o sucesso de suas vendas, é possuir uma forte sinergia com a TI de sua agência de publicidade, mas como fazer isso?

O Perfil do TI

É sugestivo que a equipe de TI seja formada por profissionais mais flexíveis do que técnicos. (Não descarto o fato de que a parte técnica seja importante).

Sustento essa sugestão da maior flexibilidade do funcionário do que a parte técnica, implicando num cenário que já havia comentado: As linguagens e os construtores web estão ficando cada vez mais fáceis de interpretar , mais fáceis de escrever e mais didáticos de aprender.

A vantagem do web developer ser flexível, não só é atribuída apenas na capacidade de aprendizado, mas também na seguinte virtude:

Uma vez que a agência tem um desenvolvedor que possui um conhecimento não tão avançado de programação, mas que consiga entender também a necessidade do cliente e o contexto do seu negócio, é fato que o projeto irá transmitir um melhor resultado.

Em suma, se o desenvolvedor possuir um atributo de discernimento aprimorado, garantirá uma boa comunicação com o publicitário em relação a desenvoltura do conteúdo e do design,o que exemplifica o bom resultado da sinergia entre ambos os setores.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn